Nosso foto clube tem como finalidade unir fotógrafos e apreciadores no desenvolvimento e aprimoramento da arte de fotografar. Sempre estudando, debatendo, expondo e registrando a fotografia do nosso Estado. Será sempre bem-vindo ao clube o interessado em fotografia, não importando o seu nível de conhecimento ou valor do equipamento.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Conhecendo o foco do...SpecialKids

Olá amigos,
O Mandacaru Foto Clube/CE apartir de hoje apresenta a vocês mais uma novidade. A coluna "Conhecendo o foco..." vocês encontrarão nessa coluna pequenas entrevistas com grande conhecimento sobre o trabalho de grandes fotógrafos, projetos e pessoas importantes para a fotografia no Brasil e no mundo. Digo "mundo" porque é a dimensão que a fotografia e quem as produz tem diante dessa maravilhosa tecnologia chamada internet.

Iniciamos com o belíssimo Projeto SpecialKids que nos incentiva a inclusão de pessoas mais que especiais na fotografia, registrar esse mundo mais que especial é preciso, mostrando sempre que os valores estão acima das diferenças que a vida nos apresenta.
A Equipe Mandaca conversou com Rubens Vieira, um dos responsáveis pelo Projeto no Brasil.
Conheça um pouco mais do foco do Projeto SpecialKids...



1. Como você soube do projeto  e por que  a iniciativa de trazê-lo para  America Latina?

O projeto SpecialKidsPhotography entrou em operação em 2000, nos EUA. Em 2009, depois de ter entrado em contato com a Fundadora Karen Dorame, fizemos um acordo de cooperação de forma a trazê-lo também ao Brasil. Assim, em agosto de 2009, depois de um semestre inteiro ajustando os materiais e definindo o modelo de trabalho que colocaríamos em prática aqui, recebemos no Brasil a Karen, para fazer o primeiro WS fora das EUA, mais específicamente em Curitiba-PR, na Escola Portfolio.
A iniciativa de trazê-lo ao Brasil nasceu foi impulsionada após a realização de um trabalho voluntário, no qual eu mais uma equipe de fotógrafos, registramos a formatura da FEPE-Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. Uma noite emocionante que me levou a questionar quais seriam os motivos que levariam um fotógrafo a dizer não para uma mãe com o filho nos braços, querendo comprar os seus serviços de fotografia. A partir daí, os contatos de intesificaram até que fosse possivel da vinda da SpecialKids aqui no Brasil também.



2. Quais as maiores dificuldades desse projeto?
São inúmeras, mas podemos sem dúvida nenhuma citar as 2 mais importantes:
=> Tirar o fotógrafo do lugar comum, da zona de conforto que é fotografar o "típico", o previsível o "controlável";
=> Fazer com que a família veja a fotografia como uma possibilidade real para seus filhos e entes. Muitos ainda olham para a fotografia como algo que "não é para o meu filho"


3.O que faz com que vocês apesar das dificuldades, não desistam desse trabalho?
O retorno positivo que temos recebido das pessoas que se abriram para a possibilidade. Sejam fotógrafos, pais, terapeutas, educadores, cada um que se aproxima do trabalho e se maravilha com a experiência transformadora que é fotografar essas crianças e ver o impacto do produto do nosso trabalho na sociedade em torno dessa criança: a família, a escola, os amigos.


4.Qual o sentimento de um fotógrafo que tem a oportunidade de fotografar uma pessoa especial?
Eu sou muito suspeito prá responder essa pergunta, né? Mas prá mim é uma experiência transformadora em todos os aspectos. O aprendizado que cada oportunidade gera para todos os envolvidos não é de forma nenhuma mensurável, mas sem dúvida nos coloca em outro patamar enquanto seres humanos que somos.

5.O que se espera de um fotógrafo que se dispõe a trabalhar com essa inclusão?
Espera-se RESPONSABILIDADE. No sentido de que o principal requisito é de que o fotógrafo veja relevância em fazer isso. Fotografar por fotografar não faz sentido. O profissional precisa entender o poder que ele tem nas mãos de mudar/educar a sociedade que vem por aí e vai tomar decisões no futuro, e ele tem esse poder na ponta dos dedos!

6.Quais as características principais desses profissionais?
Pensem no ser humano que se importa e que faria algo pelo seu próximo sem querer nada em troca. O que vocês encontrarem nessa pessoa com certeza responde a pergunta.
Com relação ao tempo de maturidade profissional, não há limites! Gostaríamos que os estudantes de fotografia que estão começando, olhassem a Pessoa com Deficiência como um de seus futuros clientes com a mesma intensidade que desejamos que profissionais já consagrados enxerguem relevância no trabalho da Specialkids.


7. Qual mensagem você deixa  aos fotógrafos e amantes da fotografia que visitam o blog do Mandacaru Foto Clube/CE e que querem conhecer mais sobre o Specialkids. 


A mensagem é: aproximem-se, conheçam, critiquem, envolvam-se!!!

Depois de 2 anos temos consciencia que nós estamos só começando aqui no Brasil e a certeza de que muito ainda está por vir. Mas percebemos que só a participação e questionamento de vocês é que fará este crescimento maduro e responsável.
No futuro seremos muitos no nosso pais, que optaram e se tornaram capazes de inclur a Pessoa com Deficiência dentro de projetos, trabalhos e iniciativas fotográficas. Porque não você???

Espero que todos tenham gostado da entrevista. Esse espaço também é de vocês, perguntem, comentem...nossos entrevistados vão adorar ver tudo isso.

Até a próxima!!!

Abraços,

Equipe Mandaca/CE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário