Nosso foto clube tem como finalidade unir fotógrafos e apreciadores no desenvolvimento e aprimoramento da arte de fotografar. Sempre estudando, debatendo, expondo e registrando a fotografia do nosso Estado. Será sempre bem-vindo ao clube o interessado em fotografia, não importando o seu nível de conhecimento ou valor do equipamento.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conhecendo o Foco de Fernanda Marques e Reinaldo Martins...

O MFC/CE trás pra vocês mais uma aula de profissionalismo, dinamismo e criatividade. Tivemos a honra e entrevistar Fernanda Marques e Reinaldo Martins. Espero que vocês gostem e que sigam as dicas maravilhosas que eles nos dão.


1.Como vocês começaram a trabalhar com Diagramação?
Honestamente, foi a necessidade que nos impulsionou e nos fez mergulhar de cabeça nas diagramações. Antigamente não havia diagramação nos álbuns, bastava retirar as fotos ampliadas do laboratório e levar para encadernar. Com a chegada das fotos digitais, sem nenhum aviso prévio, surgiram as vagas para os "diagramadores" e com isso o inicio de muitos problemas: falta de pessoal qualificado, prazos, entre outros. Em pouco tempo vimos uma fila de espera surgir em nossa empresa e muitos clientes irritados com os atrasos. Nossos diagramadores levavam cerca de uma semana para entregar um álbum diagramado.... Era muito tempo. Assim, pela necessidade, passamos a diagramar, e nisso a Fernanda se deu muito melhor, em pouco mais de um mês ela passou a entregar 3 álbuns por semana, depois quatro. Eliminamos a fila de espera e dois funcionários.

2.Quando recebem a encomenda de um trabalho como vocês dividem os tarefas?
O Reinaldo é responsável por todo o fluxo de tratamento das imagens, as diagramações são de responsabilidade da Fernanda.

3.É difícil lidar com clientes? Qual a receita para ter sintonia com eles?
Clientes=pessoas. Pessoas são complicadas, assim evitamos ao máximo qualquer conflito. Trabalhamos com indicações, os clientes que chegam até nós através de uma indicação são os que melhor pagam pelo serviço. Um cliente satisfeito fará  sua propaganda positiva para um ou dois amigos, já o cliente insatisfeito fará sua propaganda negativa para dez ou vinte amigos. Assim, com essa máxima em mente, buscamos colocar em contrato tudo o que é combinado verbalmente, desde o serviço a ser realizado, valor e forma de pagamento até prazos de entrega, tudo visando evitar mal entendidos e aborrecimentos. Raramente temos problemas com clientes,  acredito que a razão disso é a clareza das nossas negociações e cumprimento de tudo o que é combinado. Outro fator importante é ter tudo documentado, não aceito, por exemplo, aprovação de layout por telefone, apenas via email.


4.Fotografar um evento e diagramar é um trabalho perfeito. Como lidar com trabalhos em que vocês tem de diagramar álbuns em que não fotografaram o evento?

Realmente diagramar fotos alheias não é um mar de rosas! A diferença começa já na primeira fase: o tratamento das imagens. O Reinaldo leva em torno de três vezes mais tempo ajustando fotos de outros fotógrafos do que ajustando as nossas... Isso porque, independentemente de quem são as fotos, quando aceitamos um trabalho, fazemos tudo por ele, empenhamos todo nosso conhecimento e o tempo necessário para o cliente receber o melhor, e é uma imensa satisfação ouvir deles: "... não podem ser as mesmas fotos que lhes enviei, estão incríveis!"  Este reconhecimento  para nós é tão importante quanto a parte financeira. Todas as fotos são tratadas - não manipuladas! Ajustamos cor, brilho, contraste... Na diagramação, trabalhando com muitos conceitos de composição, finalizamos com brilho uma diagramação cujas fotos não eram expressivas. Mas não são todas as fotos que dão todo esse trabalho, é muito bacana ver que muitos profissionais estão se empenhando em melhorar cada vez mais o trabalho, e muitas vezes recebemos materiais inspiradores!

5.Uma tarefa muito difícil para alguns profissionais é colocar preço em seus trabalhos, como vocês lidam com isso?
 Lidamos muito bem com dinheiro, essa é a grande dificuldade da maioria das pessoas.  Se você faz um trabalho honesto, bem feito, bonito e entrega no prazo combinado, porque não vai cobrar uma boa quantia para fazê-lo? O mercado é muito carente de bons profissionais, se você é um bom profissional tem que aprender a valorizar seu trabalho - e guarde estas palavras: se você não valorizar seu próprio trabalho, quem vai valorizar por você? Não espere reconhecimento do cliente, do casal de noivos, da debutante ou mãe dela, do formando... O mercado quer que você acredite que não há dinheiro, que você não merece ser bem remunerado pela função que exerce, pelo trabalho que executa, mas acredite, o dinheiro esta ai, e se não esta com você, com certeza esta nas mãos de outra pessoa, pois há muito dinheiro!  Porém, não adianta fazer um trabalho porcaria, entregar com atraso e achar que vai ser bem remunerado por isso - pode até ser, mas ai terá que contar com um excelente trabalho de marketing!


6.Que conselho vocês dão aos fotógrafos e amantes da fotografia que visitam o Blog do MFC/CE e que estão iniciando seus trabalhos com diagramação?
 Invistam em conhecimento! Sabemos da carência do mercado em material informativo, explicativo sobre diagramação,  mas para quem realmente quer "chegar lá" as dificuldades tornam-se oportunidades de crescimento.  Mas aqui vai um segredo que pode transformar qualquer diagramação: estude composição fotográfica! Muitos conceitos da composição podem (e devem!) ser aplicados na diagramação dos álbuns, muitas vezes é esse conhecimento que vai fazer a grande diferença na sua diagramação.

Visitem o site e conheçam mais do trabalho maravilhoso realizado por Fernanda e Reinaldo. http://rffotoarte.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Parabéns pela excelente entrevista ao Casal Fernada e Rinaldo, tive a oportunidade de participar do Workshop com eles em Fortaleza e foi muito edificante.

    ResponderExcluir